postagem fixa

Ola pessoal neste blog vou postar e informar as necessidades básicas para um Iniciante, como tambem sites nacionais e internacionais para comercio de peças, este blog e destinado ao grupo Arduino BR e de apoio ao meu canal www.youtube.com.br/noobtronik

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015


Como expandir as portas do arduino

Bom pessoal, conheço 2 modos de expandir as portas do arduino, uma delas e com um shiftregister chamado 74hc595, mas, nao utilizaremos esse metodo, o CI que eu recomendo e o famoso PCF8574, sua vantagem ao 74hc595 é a facilidade em trabalhar com este CI e tambem que o mesmo possui comunicação I2c, ou seja, voce pode utilizar 16 Cis deste e utilizara as mesmas 2 portas do arduino.

Como isso é possivel?
a comunicação I2c trabalha com endereçamento, ou seja, por mais que vc ligue varios Cis no I2c, via programação nós indicamos o endereço (qual CI) que iremos utilizar naquele momento, legal ne?


Como configuro o endereço do meu PCF?

No seu CI existe 3 terminais responsaveis por formar o endereço do seu CI sao eles os pinos 1(A0),   2 (A1), 3(A2).


Dependendo de como você liga esses terminais voce forma um endereçamento diferente conforme a tabela abaixo.


ATENÇAO: existem 2 tipos de PCF os que terminam com A e os que terminam com AP a tabela acima e referente aos Cis que terminam com A, logo, os que terminam com AP os endereços começam com 56

Partindo para a prática

Utilizando o Pcf como OUTPUT (Saída)

      Na sua protoboard crie o circuito descrito abaixo:




ATENÇÃO :  Os transistores não são obrigatórios, apenas ligar os leds (positivo) com resistores de 330hms aos fios amarelos ja e suficiente



Note que configuramos o endereçamento do CI como L,L,L ou seja 32 em decimal.

Para utilizarmos este CI baixe aqui e instale a biblioteca necessaria para o mesmo, Feito isso abra o exemplo "Blink_OUTPUT", passe o codigo para o arduino, e se tudo estiver ok, apenas um led ficara piscando, mundando o valor do pcf.Write(1,HIGH) voce pode acionar outros leds lembrando que vai de 1 a 8 que corresponde a cada led ligado ao CI.



Utilizando o Pcf como Input (Entrada)

Na sua protoboard monte o esquema abaixo descrito:



ATENÇÃO: Não esqueça de ligar o pino 8 ao Ground e o pino 16 ao Vcc

Para utilizarmos este CI baixe aqui e instale a biblioteca necessaria para o mesmo, Feito isso abra o exemplo "Single_IC", passe o codigo para o arduino, Abra a Serial e aperte os botoes (Individualmente) e veja oque acontece.




Então é isso Galerinha espero que tenham gostado, caso precisem de alguma ajuda so falar comigo ok? vlw


facebook.com.br/melque.apolinario
melque_ex@yahoo.com.br

Abraços!!


2 comentários:

  1. Amigo, não consigo de jeito nenhum fazer funcionar com o LCD 1602, mas esse tuto seu, eu consegui, obrigado, mas voce tem algum com LCD?

    ResponderExcluir